sábado, outubro 29, 2005

dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
dancando fita

Por Sidiney
meninos

Por Sidiney
atras do palco2

Por Sidiney
atras do palco

Por Sidiney

sábado, outubro 08, 2005

Notícias!

Infelizmente, tenho estado muito ocupado, e com dificuldades para estar postando aqui, a mudança brusca de planos, e retomada de atitudes, fez com que o Blogger ficasse sem atualização, logo, estarei postando fotos, da Estréia dos Saltimbancos! Que ficou lindo demais! :-)

domingo, setembro 04, 2005

Silvania!

Clica em comments, escreve, não precisa usar senha, marque anonimous ou outros, e deixe ele aí! :-)

quinta-feira, agosto 25, 2005

Olá 1º. Ano B!

Olá, primeiro B, esse é um espaço que criei para divulgar os trabalhos dos alunos, infelizmente não se encontra aqui, muita participação das turmas de Ensino Médio, ele é um espaço onde escreve sobre todos os alunos, ele é um espaço pouco visitado, e bastante conhecido de alguns amigos que também possuem espaços semelhantes, isso aqui é um site pessoal, chamado de Blogger, e ele tem o formato de um diário, ou seja, ele deveria haver uma frequência diária de Postagens, mas isso não ocorre devido a falta de tempo. Espero que nossa aula de hoje seja muito proveitosa. Ao final dá aula, todos estão convidados a enviarem a avaliação da aula.

Abaixo, eu indico alguns links de outros blogs de Amigos que fazem trabalho similar, gostaria que ficassem muito atentos ao blogger da Marli, de nome Vidas Secas - Da ficção a Realidade, observem a importância do Substântivo na construção do Texto, para nós que trabalhamos com teatro, o substântivo é a palavra chave, pois é ela que nos remete a criação, um texto bastante conhecido, é o de Ricardo Ramos que poderá ser conferido no mesmo blogger. Teremos um tempo de 30 minutos para explorar os Blogs, alguns deles, possuem um link abaixo dos textos, chamado comentários, comente aqui, escreva aqui, nesse lugar funciona uma espécie de livro de visitas, é importante se algum texto lhe chamar a atenção você deixar um comentário ou um complemento, você estará mandando a mensagem diretamente para o Autor. Bem como aqui nesse site, onde vcs estarão utilizando o botão comments para deixar seu comentário do que achou da aula de hoje.


Autor : Fátima
Título do blog: Historinhas
http://fatimafrancohistorinhas.weblogger.terra.com.br
Autor : Sintian
Título do blog: Oficina do Blog
http://oficinadoblog.weblogger.terra.com.br
Autor : Marli Fiorentin
Título dos blogs: Vidas Secas- da ficção à realidade ,
http://vidassecascolbachini.zip.net
http://opiniaotecnicoadm.zip.net
Autor : Adriane Halmann
Título do blog: Diários da Reflexão entre professores
http://reflexaodeprofessores.blogspot.com/
Autor : Gládis Leal dos Santos
Título do blog: Acelera2005
URL :http://acelera2005.blogdrive.com
Autor : Eliana Maria Gastaldi
Título do blog: Blogs do João Costa
http://blogsjoaocosta.zip.net/

Ok.. agora terminamos essa parte, e vamos para um momento Relax, eu selecionei alguns links para serem visitados, tentando complementar todas as curiosidades.

Revistas e portais.
Revista Quadro Rodas!
TV Globo
TV SBT
Portal UOL
Portal Terra

Jornais de Valadares
Diário do Rio Doce
Eleicoes GV

Se você tem interesse em buscar algum assunto específico na internet, use a caixinha cinza ao lado direito, escreva a palavra chave e clique em pesquisar, essa janelinha é um atalho para o grande portal Google!

terça-feira, agosto 23, 2005

Meu óculos!

AFFFF.. Eu perdi meu óculos, já mudei a resolução do PC pra ver se ajuda, mas tá dificil, é assim, sendo ceguinho né??? rs...

quinta-feira, agosto 18, 2005

Olá!

Olha o template novo, só num sei como colocar a tag do comentário, mas também to cansado e outra hora volto com mais tempo, provavelmente agora somente no domingo! :-)

Perda de Tempo!

Eu fico impressionado com a habilidade que tenho para descobrir coisas que não tem utilidade prática emergencial, hoje, consegui fazer o meu computador se tornar um servidor de páginas http, a princípio pode parecer legal num é? mas.. nem tudo é assim tão fácil, fazem 2 meses que to tentando fazer isso, e agora que descobri, pasmem.. num sei para que eu quero! Rs.. Outra coisa, agora posso postar fotos, sem precisar usar o hello ou o picasa!

terça-feira, agosto 16, 2005

Olimpiada de Matemática!

Hoje na escola foi aplicada a prova da 1a. fase da Olimpiada de Matemática, nossa, uma prova a princípio fácil, mas difícil para os alunos, ajudei na correção e fiquei triste com o resultado, somente um aluno, em um universo de 300 conseguiu 50% de acerto na prova, mas, paciência. Quanto aos meus trabalhos, estão indo, pouco a pouco correndo atrás da máquina, as coisas acontecem. To tristinho é com a falta de dinheiro, mas isso passa, acho que vou ter que dobrar minha carga horária, mesmo que afete a qualidade do meu trabalho!

segunda-feira, agosto 15, 2005

Blogar é Bom!

Nossa, eu trouquei o Blogjet pelo blogar, w.bloggar é muito mais interessante, e possui muitos recursos, gostei demais dele! Facilita a vida pra postar, quanto a escola está tudo bem obrigado, estou fazendo algumas reflexões em torno de minha prática pedagógica, no sentido avaliação, creio que logo terei novas idéias para avaliar os meus alunos! :-)

sábado, agosto 13, 2005

Obá!

Estão aí, as fotos do Xerimbabo, nenhuma novidade! Estou correndo atrás para personalizar o meu template, sabe, num quero modificar um, quero criar o meu, estava lutando contra o CSS, mas agora parece que dominei! :-) Já estou fazendo teste, no outro que tem o nome "Passando o Tempo", vc pode clicar nele, para conferir, na verdade, quero melhorar bastante, por enquanto está todo improvisado! Falando nisso, tenho que passar nos blogger dos colegas, para ver como está indo as coisas! :-)
Flor Bonita!

Por Sidiney
EuAgain

Por Sidiney
Marina, Eu, Silvana

Por Sidiney
Fazendo Pose!

Por Sidiney
Pensando

Por Sidiney
Com Glaucia!

Por Sidiney
Os Prof!

Por Sidiney
No Escorregador!

Por Sidiney
Mackete Usiminas

Por Sidiney
No Xerimbabo

Por Sidiney
A Turma

Por Sidiney
Frente Bus..

Por Sidiney

Olá!

Continuo Brincando de Fazer template, ele tá no forno, agora mais próximo de sair! Ontem fiquei de postar as fotos, mas acabei cançando... hoje vai todas! :-)

Oi To Brincando de Novo!

Tá vendo aquele negócio azul ali encima? É que eu num acho onde está o Style CSS que me permite modificar aquilo ali! Dá uma raiva! Num se tem noção... Fazer um template com estilo CSS é muito difícil, nossa, to apanhando demais... eu fiz um.. e num apareceu nada! Agora vou publicar fotos da viagem de ontem, pra quem quizer curtir..

quinta-feira, agosto 11, 2005

To Brincando!

To brincando de fazer template novo! :-) Vamos ver como ficará.. a foto é muito bonita..xxxxxx

Aproveitando um Pouco!

Olá, peguei um programinha na net, chamado BlogJet, na verdade não tenho muita paciência para ficar postando, é engraçado isso, falta vontade, gostaria de sentir prazer nisso, e tenho tentado, vejo meus colegas da lista de Blogs_educativos, discutindo muitas coisas, sobre o blogger, como fazer, mas falta motivação, tento buscar isso, mas não consigo, sinto-me triste por isso.

Conversei muito, na segunda-feira com a Adriane, sobre um projeto que vou apresentar a Regional de Ensino daqui de Valadares, discutimos alguns pontos de vista.

Amanhã, estarei indo para o Jerimbabo, e trarei de lá algumas fotos para estar publicando aqui.

O trabalho continua, vamos ver. Estou muito triste também com a questão política do Brasil, a corrupção e a cobertura ??Jornalística?? me entristece. Mas estamos indo, contra a maré, mas indo.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Novos Links!

Aqui aparecem dois novos links, de amigos, para divulgação e aumentar a rede, entre eles o da Adriane, o e o Baú de Sonhos da Marli. Outra coisinha, estou fazendo o curso de HTML com a Ana, mas até agora não apliquei nada (rs.)

segunda-feira, agosto 01, 2005

A semana, foi tranquila, o bicho só tá pegando mesmo é por falta de grana, mas isso não é problema, como dizem, é a solução.
Optar por ser um bom profissional trabalhando somente vinte horas semanais e recebendo dois mínimos é terrível, mas vivendo, não vou me matar e me frustrar enquanto profissional por conta do salário, para mim, trabalhar quarenta horas semanais é castrar o tempo que tenho para refletir, planejar e viver.
Na escola as coisas se encaminham, essa semana fiz um ensaio com geral com a 5a. série, e estamos a ensaiar o pau-de-fita com os outros alunos, com a sétima série, estamos tendo um novo desdobramento, alguns alunos vão coreografar uma música, e outros resolveram montar o espetáculo "Hoje tem espetáculo no país dos prequetés".
E vamos para uma outra semana, nessa segunda teremos reunião geral com todo o corpo docente!
Mas a maravilha chamada winamp e o google earth foram as brincadeiras mais exploradas por mim nessa semana! :-) Fico por aqui!

terça-feira, julho 26, 2005

Contas, cotas e falta de sono!

Disse o ditado, tudo que sobe desce, e tudo que num dorme fica com sono, assim começou a minha terça-feira, após o término das férias de Julho, na qual curti muito a falta de dinheiro, voltei a trabalhar nessa terça-feira, pingando de sono, pois era quatro da madruga e eu ainda não tinha dormido, como tinha que acordar as 5.30h, acabei não arriscando ficar na cama e vim para o computador! Ou seja, estou ainda pingando de sono enquanto rabisco.

Na escola tudo foi tranquilo, levei a cabeça dos fantoches para os alunos verem, e também bisnagas para ensina-los a fazer bichinho, como se fosse uma aula inaugural, para brincar mesmo, como são crianças carentes, que não tem acesso a esse tipo de material, foi uma aula completamente maluca, de deixar qualquer um rouco, mas calma, eu só aguento isso com duas quintas séries.

Com a sétima, oitava e sexta, não foi possível fazer aula nos moldes que sempre fazia, e estou a ensaiar o pau-de-fita com os alunos, para quem não sabe, é uma dança típica e folclórica muito comum em Santa Catarina, e estou fazendo e ensinando os mineirinhos a enrolar a fita.

O pau, está em fase de confecção e hoje, com a falta do mastro e a necessidade de ensaio, tive que me virar como pude, consegui ensaiar, mas o resultado visual ainda não foi alcançado!

Infelizmente, a aula da oitava série teve que ser cancelada.

Estou com muito medo para apresentar o pau-de-fita, pois a falta de ensaio e o desajeito do mineirinho com o pau e a fita, não permitem segurança dos dançantes, ou seja, o pau pode enrolar a qualquer momento.

E eu to aqui! Num sei se rabisco mais um pouco, num sei se durmo. Ou se durmo e rabisco mais um pouco!

segunda-feira, julho 25, 2005

Mais de Perto! :-)

Por Sidiney
Cabe�as dos Saltimbancos! Em papel Marche! :-)

Por Sidiney

Novos ares!

Olá! Vamos agora ao segundo semestre, passado as férias de Julho, hoje deveria ter começado a trabalhar, e pasmem, acordei na hora certa, tudo certo, mas algo não estava certo, não tinha dinheiro para pagar o ônibus, poderia ter ido, mas a minha vergonha de ter que pedir ao cobrador para pagar depois foi muito grande. Como só tinha duas aulas, acabei optando por não ir mesmo, e resolver alguns outros problemas que estavam pendentes.
A partir de agora, estarei escrevendo de forma menos vinculada a prática pedagógica, e inserindo problemas e pormenores de minha vida pessoal, agradeço isso, a Adriane, que acabamos nos esbarrando pelos "bytes da vida".

Estou escrevendo um programa de curso para os professores da rede estadual, cujo o tema talvez seja interessante, que é uma das minhas especializações, o uso do computador na educação. Me empolguei depois da conversa que tive com a Adriane, e parece ter reforçado o meu sonho do mestrado.

Outra coisa legal, to descobrindo uma nova proposta de trabalho com os Alunos.
Vai aí só uma parte de uma das partes..

"E o pensamento de todos aqueles que à lei das favelas são fiéis, a revolta te consome da cabeça aos pés".

Preocupado estou também com a situação do Brasil, é sabido a história da corrupção, a memória não deixa esquecer o passado, mas ultimamente parece que os veículos de imprensa estão massacrando tudo e todos, eles estão contra quem? ou o que? é uma pergunta.. Enquanto isso, leio, reflito e reflito.. Mas, o mundo está aí! :-)

segunda-feira, julho 11, 2005

e A 6a. s�rie. Escravos de J�!

Por Sidiney
Enquanto isso.. Estudo de Texto

Por Sidiney
A luz da Lua. Dan�ando...

Por Sidiney
Dan�ando

Por Sidiney
Dan�ando.

Por Sidiney
Laborat�rio

Por Sidiney
5a. s�rie

Por Sidiney
Laborat�rio

Por Sidiney

Laborat�rio de Inform�tica. Oitava S�rie
Hello e Picassa

Férias

Olá, entramos em férias no dia 08/07 e retornaremos daqui duas semanas, em tempo, os trabalhos estão sendo realizados.
Basicamente a 5a. série está criando e ensaiando as coreografias, enquanto os outros 4 alunos estão fazendo o estudo do texto. Os fantoches estão quase prontos.
A 6a. série, está em conjunto com a 7a. série, ensaiando o pau-de-fita, os alunos da 6a. série A, estão com suas aulas normais e aprendendo o escravos de jó, enquanto a outra 6a. trabalha no pau-de-fita. Os outros alunos da 7a. série, estão fazendo leitura e um trabalho.
A oitava série está finalizando os textos, e tivemos aula no dia 04/07 no laboratório de informática para ampliar a pesquisa, logo estarei postando mais fotos, estou sem o programa que faz a postagem.

quarta-feira, junho 29, 2005

Os acontecimentos

O espaço de publicação de meus posts, tem atualmente, se espaçado substancialmente, devido a falta de tempo. Vou escrever como fiz no ultimo post, série e fatos.

5a. série: A criação da peça saltimbancos está indo, caminhando, as crianças agora estão em fase de coreografar as músicas, duas já estão prontas, jumento e gata. Os fantoches de marchê ainda estão secando, e não estão prontos, mas enquanto isso as crianças estudam o texto.
6a. série: Contando histórias do dia-a-dia do pontal, foi uma atividade muito interessante, e todos os alunos gostaram, agora estou trabalhando com as turmas a dança folclórica do Pau de Fita.
7a. série: Encerrado a pesquisa sobre sexualidade, estamos em fase de produção dos textos.
8a. série: Em fase de pesquisa, para produção e elaboração do texto, essa semana, levarei eles para pesquisarem na internet.

Ensino médio: Devido a paralização estadual na rede, não pude continuar o trabalho, e já estou a 3 semanas sem ver os alunos.

sábado, junho 04, 2005

O trabalho e seus entraves.

Faz tempo que não posto por aqui, então o resumo será quase um monólogo. Discriminarei cada série, e os eventos que estão ocorrendo.
Quintas séries: Feito a meia, agora estamos em fase de preparação para escolha dos atores, aqueles que iram interpretar, o biombo que pedi para a diretoria providenciar, onde as crianças iram utilizar para os fantoches já está pronto (estrutura em madeira). As crianças, estão me surpreendendo, com suas capacidades de interpretação e interesse, me emociono, ao lembrar e ver, que está dando certo, esse caminho que nunca trilhei.
Sextas séries: Os alunos apresentaram as Eskétis, e parecem estar gostando da idéia de interpretar e de adaptar/interpretar/criar, apesar de tolhidos a não pensar, estou conseguindo fazer com que pensem, criem, algumas equipes surpreenderam, e outras não foram além do texto e minhas sugestões. É difícil recuperar a criatividade, quando essas crianças tem um passado escolar complicado. Nessas horas, os “rebeldes� se superam e mostram e dão o seu recado de rebeldia, não somos incapazes, somos incompreendidos, é isso que posso ler, quando vejo alunos que são chamados de bagunceiros, burros, e incapazes, se superando a cada momento. Fazendo bonito. Como diz um colega meu, a arte é o princípio da subversão, do valor a si mesmo.
Sétimas Séries: A pesquisa, sobre sexualidade, foi dividida em temas, e cada tema, está sendo explorado por uma equipe de alunos, fizemos uma plenária, para poder socializar o que cada equipe aprendeu, nessa plenária, todas as equipes explicam e perguntam sobre um tema. O resultado agora, será o texto, a eskéti para o teatro.
Oitavas séries: Estão em fase de pesquisa, em processo parecido com a sétima série, e estão querendo dançar mais. J Dei um tempo pra eles pesquisarem, e to retornando um pouco de dança. Os temas das eskétis que os mesmo iram elaborar, ficou aberto, e delimitado a uma única coisa, que foi opção deles mesmo, solidariedade e paz, sendo assim, os temas foram distribuídos para analisar as questões a principio isoladamente: Direito/Jurisdição, Preconceito étnico, escravidão, homossexualidade, exclusão social, violência, drogas. Assim que a pesquisa estiver pronta, estaremos fazendo uma plenária para socializar, nesse tempo, pretendo convidar alguns profissionais das áreas afins para estarem colaborando.
Ensino Médio: Cheguei a triste conclusão, de que será difícil estabelecer e criar com eles alguma peça de teatro, sendo assim, eles estarão trabalhando na perspectiva de prazer, jogo, brincadeira, ator, e dando um suporte teórico e manual as crianças do Ensino Fundamental.

Conselho de Classe: Só o que posso dizer, é que chorei. A decepção é muito grande, ver que os alunos são capazes, inteligentes, carentes, e ver que a grande maioria dos colegas ignora isso.

sábado, maio 14, 2005

Semana Improdutiva

Essa semana, fui vitima de uma infecção intestinal, e por isso não houve produção...

sábado, maio 07, 2005

Trabalho com Fantoches

Esse é o fantoche, dos Saltimbancos, está iniciando a construção, quem fez foram as crianças, usando meia velha, botão, palito de picolé e papelão. Nessa semana, todos os trabalhos correram normalmente. As produções dos alunos da 7a. série estão caminhando, para fazer uma união de esquetes criadas por eles mesmos, a 6a. série também está caminhando e ensaiando, a 8a. série entrou numa fase de retomada dos trabalhos de teatro.

5a. série
Hello e Picassa

5a. série
Hello e Picassa

5a. série.
Hello e Picassa

5a. série
Hello e Picassa

5a. série
Hello e Picassa

terça-feira, abril 26, 2005

Resumo da Semana!

Devido a alguns contratempos, não pude estar atualizando, o resumo semanal anterior, assim, teremos duas semanas para descrever! Infelizmente, estou na luta e esperando o diário escolar, para poder dar continuidade aos trabalhos de teatro, pois preciso corrigir todos os trabalhos, e dar as notas para os alunos. O trabalho de dança está caminhando, e os alunos da 8ª. série, estão fechando a coreografia da música “I Believe in Miracles�, o trabalho com os alunos da 7ª. série, estão novamente em fase de maturação. Os problemas causados pelo feriado, acabam atrasando um pouco o trabalho com os alunos, sendo assim, não há muita novidade. Os alunos da 5ª. série, estão fazendo os fantoches com meias, são os personagens dos Saltimbancos, ainda não podemos parar, para fazer um ensaio com o grupo, e aos poucos eles estão aprendendo a cantar as músicas.

domingo, abril 10, 2005

Resumo da Semana.

Este momento inicial, de produção, articulação, repensar, dirigir, escolher a forma do teatro, está começando a tomar forma, as crianças já estão discutindo, figurino, caracterização do personagem, como interpretar, a partir de agora, começo a fazer exercícios de interpretação com o grupo. Com amparo do livro, jogos para atores e não atores, de Augusto Boal. As crianças estão completamente ansiosas, e já estão sinalizando como será o personagem, o que será preciso. Com alunos de 6ª. série, que estarão fazendo pequenas peças de teatro, com textos extraídos do livro de Língua Portuguesa, onde estarão adaptando. Com alunos de 5ª. série, estou combinando com alunos do Ensino Médio, que tocam instrumentos musicais (violão e bateria), para tocarem e auxiliarem na coordenação do trabalho com as crianças. Com a 7ª. série, estamos em fase de elaboração coreográfica da música Shrek’s party, e também de produção da Peça Pluft! O Fantasminha! Os alunos da 8ª. série, ainda não tem definido a peça de teatro, e provavelmente, seja somente uma, pois a maioria dos alunos optaram pela dança. Todos os alunos terminaram a leitura dos livros, e de responder, se estiver com tempo, estarei transcrevendo os melhores trabalhos aqui.

sexta-feira, abril 01, 2005


Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Atividade de Caracterização dos Personagens/7a. série. Espetáculo: Pluft! O Fantasminha - Maria Clara Machado
Hello e Picassa

quinta-feira, março 24, 2005

sábado, março 12, 2005

Resumo da Semana!

A semana foi conturbada, ainda não está pronto o horário, o que acaba gerando um certo impasse e adiando alguns planos, a bagunça do horário, acaba gerando uma quebra no planejamento, assim, não houve avanços significativos, a 8ª. série, definiu que estará criando junto com o professor uma coreografia para a música “I Believe in Miracles� do Barry White, enquanto os alunos de 7ª. série, escolheram a peça de Maria Clara Machado, “Pluft! O fanstasminha�, a 6ª. série, está em reta final ao trabalho de criação de símbolos, os alunos da 5ª. série, estão providenciando o xérox do livro saltimbancos, que será usando para leitura e interpretação. Os alunos do Ensino Médio, estão recebendo o trabalho para certificação de leitura do livro, que segue abaixo.

Santo Antônio do Pontal.
Escola Estadual Vicente José Soares.
Disciplina: Artes/ Ed. Artística.
Avaliação de leitura:
Livro:
Autor(es):
�ndice de catalogação sistemática:
1) Faça um pequeno resumo da história: (máximo 5 linhas)
2) Quem é o protagonista da história?
3) Quem é o antagonista da história?
4) Quais são os coadjuvantes?
5) Se o livro possuir uma “moral da história�, qual seria?
6) O texto, possui a possibilidade de ser adaptado e encenado?
( ) sim ( ) se não, porquê?(duas linhas)

E essa semana encerra por aqui, e sem fotos...

sexta-feira, março 04, 2005

Resumo da Semana

Devido ao pouco tempo para estar escrevendo! Estarei fazendo um resumo semanal das atividades.
Infelizmente, a rotina ainda não está estabelecida na escola, devido a problemas técnicos e administrativos, o que acabam influenciando indiretamente no planejamento. Mas, mesmo com esses contratempos, acredito que estou conseguindo atingir os objetivos propostos. Essa semana, a intenção é primariamente fazer com que os alunos de 7ª. a ao 3º. Ano, leia algum livro de seu gosto. Um pouquinho de bagunça nessa hora, mas nada de assustador coisa comum, alunos ainda não sabem escolher um livro, e estou trabalhando esses detalhes com eles. Com 5ª. e 6ª. série, o trabalho está sendo encaminhado de forma diferente, a 6ª. série, continua com o trabalho de criação com símbolos, e a 5ª. série, está lendo em conjunto com o professor, uma única peça teatral, muito conhecida (Os saltimbancos – Chico Buarque). Os resultados dessa semana foram positivos, e devido aos poucos livros presentes na biblioteca, estou usando um cronograma para tentar respeitar a liberdade de escolha dos livros, ou seja, se eu liberar todos os livros, alguns dos alunos não poderão escolher. Para tentar sanar esse problema, estou trabalhando teoria (textos ao lado. O que é teatro? E o que é Dança). E também socializando as respostas que eles deram, a qual forma um único, de cada sala.