sábado, junho 04, 2005

O trabalho e seus entraves.

Faz tempo que não posto por aqui, então o resumo será quase um monólogo. Discriminarei cada série, e os eventos que estão ocorrendo.
Quintas séries: Feito a meia, agora estamos em fase de preparação para escolha dos atores, aqueles que iram interpretar, o biombo que pedi para a diretoria providenciar, onde as crianças iram utilizar para os fantoches já está pronto (estrutura em madeira). As crianças, estão me surpreendendo, com suas capacidades de interpretação e interesse, me emociono, ao lembrar e ver, que está dando certo, esse caminho que nunca trilhei.
Sextas séries: Os alunos apresentaram as Eskétis, e parecem estar gostando da idéia de interpretar e de adaptar/interpretar/criar, apesar de tolhidos a não pensar, estou conseguindo fazer com que pensem, criem, algumas equipes surpreenderam, e outras não foram além do texto e minhas sugestões. É difícil recuperar a criatividade, quando essas crianças tem um passado escolar complicado. Nessas horas, os “rebeldes� se superam e mostram e dão o seu recado de rebeldia, não somos incapazes, somos incompreendidos, é isso que posso ler, quando vejo alunos que são chamados de bagunceiros, burros, e incapazes, se superando a cada momento. Fazendo bonito. Como diz um colega meu, a arte é o princípio da subversão, do valor a si mesmo.
Sétimas Séries: A pesquisa, sobre sexualidade, foi dividida em temas, e cada tema, está sendo explorado por uma equipe de alunos, fizemos uma plenária, para poder socializar o que cada equipe aprendeu, nessa plenária, todas as equipes explicam e perguntam sobre um tema. O resultado agora, será o texto, a eskéti para o teatro.
Oitavas séries: Estão em fase de pesquisa, em processo parecido com a sétima série, e estão querendo dançar mais. J Dei um tempo pra eles pesquisarem, e to retornando um pouco de dança. Os temas das eskétis que os mesmo iram elaborar, ficou aberto, e delimitado a uma única coisa, que foi opção deles mesmo, solidariedade e paz, sendo assim, os temas foram distribuídos para analisar as questões a principio isoladamente: Direito/Jurisdição, Preconceito étnico, escravidão, homossexualidade, exclusão social, violência, drogas. Assim que a pesquisa estiver pronta, estaremos fazendo uma plenária para socializar, nesse tempo, pretendo convidar alguns profissionais das áreas afins para estarem colaborando.
Ensino Médio: Cheguei a triste conclusão, de que será difícil estabelecer e criar com eles alguma peça de teatro, sendo assim, eles estarão trabalhando na perspectiva de prazer, jogo, brincadeira, ator, e dando um suporte teórico e manual as crianças do Ensino Fundamental.

Conselho de Classe: Só o que posso dizer, é que chorei. A decepção é muito grande, ver que os alunos são capazes, inteligentes, carentes, e ver que a grande maioria dos colegas ignora isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sidiney! Adorei seu trabalho! Seria muito bom que todos os nossos colegas pudessem experiemntar estas ferramentas...talvez assim não teríamos decepções tão grandes em relação aos resultados obtidos nos conselhos de classe!
Abraços
Sintian