Disse o ditado, tudo que sobe desce, e tudo que num dorme fica com sono, assim começou a minha terça-feira, após o término das férias de Julho, na qual curti muito a falta de dinheiro, voltei a trabalhar nessa terça-feira, pingando de sono, pois era quatro da madruga e eu ainda não tinha dormido, como tinha que acordar as 5.30h, acabei não arriscando ficar na cama e vim para o computador! Ou seja, estou ainda pingando de sono enquanto rabisco.
Na escola tudo foi tranquilo, levei a cabeça dos fantoches para os alunos verem, e também bisnagas para ensina-los a fazer bichinho, como se fosse uma aula inaugural, para brincar mesmo, como são crianças carentes, que não tem acesso a esse tipo de material, foi uma aula completamente maluca, de deixar qualquer um rouco, mas calma, eu só aguento isso com duas quintas séries.
Com a sétima, oitava e sexta, não foi possÃvel fazer aula nos moldes que sempre fazia, e estou a ensaiar o pau-de-fita com os alunos, para quem não sabe, é uma dança tÃpica e folclórica muito comum em Santa Catarina, e estou fazendo e ensinando os mineirinhos a enrolar a fita.
O pau, está em fase de confecção e hoje, com a falta do mastro e a necessidade de ensaio, tive que me virar como pude, consegui ensaiar, mas o resultado visual ainda não foi alcançado!
Infelizmente, a aula da oitava série teve que ser cancelada.
Estou com muito medo para apresentar o pau-de-fita, pois a falta de ensaio e o desajeito do mineirinho com o pau e a fita, não permitem segurança dos dançantes, ou seja, o pau pode enrolar a qualquer momento.
E eu to aqui! Num sei se rabisco mais um pouco, num sei se durmo. Ou se durmo e rabisco mais um pouco!
Esse espaço é reservado para mostrar as experiências realizadas no trabalho educativo do Professor e Pedagogo Sidiney Rodrigues na Escola Estadual Vicente Jose Soares, com alunos do Ensino Fundamental de 5a. a 8a. série e Ensino Médio.
terça-feira, julho 26, 2005
segunda-feira, julho 25, 2005
Novos ares!
Olá! Vamos agora ao segundo semestre, passado as férias de Julho, hoje deveria ter começado a trabalhar, e pasmem, acordei na hora certa, tudo certo, mas algo não estava certo, não tinha dinheiro para pagar o ônibus, poderia ter ido, mas a minha vergonha de ter que pedir ao cobrador para pagar depois foi muito grande. Como só tinha duas aulas, acabei optando por não ir mesmo, e resolver alguns outros problemas que estavam pendentes.
A partir de agora, estarei escrevendo de forma menos vinculada a prática pedagógica, e inserindo problemas e pormenores de minha vida pessoal, agradeço isso, a Adriane, que acabamos nos esbarrando pelos "bytes da vida".
Estou escrevendo um programa de curso para os professores da rede estadual, cujo o tema talvez seja interessante, que é uma das minhas especializações, o uso do computador na educação. Me empolguei depois da conversa que tive com a Adriane, e parece ter reforçado o meu sonho do mestrado.
Outra coisa legal, to descobrindo uma nova proposta de trabalho com os Alunos.
Vai aà só uma parte de uma das partes..
"E o pensamento de todos aqueles que à lei das favelas são fiéis, a revolta te consome da cabeça aos pés".
Preocupado estou também com a situação do Brasil, é sabido a história da corrupção, a memória não deixa esquecer o passado, mas ultimamente parece que os veÃculos de imprensa estão massacrando tudo e todos, eles estão contra quem? ou o que? é uma pergunta.. Enquanto isso, leio, reflito e reflito.. Mas, o mundo está aÃ! :-)
A partir de agora, estarei escrevendo de forma menos vinculada a prática pedagógica, e inserindo problemas e pormenores de minha vida pessoal, agradeço isso, a Adriane, que acabamos nos esbarrando pelos "bytes da vida".
Estou escrevendo um programa de curso para os professores da rede estadual, cujo o tema talvez seja interessante, que é uma das minhas especializações, o uso do computador na educação. Me empolguei depois da conversa que tive com a Adriane, e parece ter reforçado o meu sonho do mestrado.
Outra coisa legal, to descobrindo uma nova proposta de trabalho com os Alunos.
Vai aà só uma parte de uma das partes..
"E o pensamento de todos aqueles que à lei das favelas são fiéis, a revolta te consome da cabeça aos pés".
Preocupado estou também com a situação do Brasil, é sabido a história da corrupção, a memória não deixa esquecer o passado, mas ultimamente parece que os veÃculos de imprensa estão massacrando tudo e todos, eles estão contra quem? ou o que? é uma pergunta.. Enquanto isso, leio, reflito e reflito.. Mas, o mundo está aÃ! :-)
segunda-feira, julho 11, 2005
Férias
Olá, entramos em férias no dia 08/07 e retornaremos daqui duas semanas, em tempo, os trabalhos estão sendo realizados.
Basicamente a 5a. série está criando e ensaiando as coreografias, enquanto os outros 4 alunos estão fazendo o estudo do texto. Os fantoches estão quase prontos.
A 6a. série, está em conjunto com a 7a. série, ensaiando o pau-de-fita, os alunos da 6a. série A, estão com suas aulas normais e aprendendo o escravos de jó, enquanto a outra 6a. trabalha no pau-de-fita. Os outros alunos da 7a. série, estão fazendo leitura e um trabalho.
A oitava série está finalizando os textos, e tivemos aula no dia 04/07 no laboratório de informática para ampliar a pesquisa, logo estarei postando mais fotos, estou sem o programa que faz a postagem.
Basicamente a 5a. série está criando e ensaiando as coreografias, enquanto os outros 4 alunos estão fazendo o estudo do texto. Os fantoches estão quase prontos.
A 6a. série, está em conjunto com a 7a. série, ensaiando o pau-de-fita, os alunos da 6a. série A, estão com suas aulas normais e aprendendo o escravos de jó, enquanto a outra 6a. trabalha no pau-de-fita. Os outros alunos da 7a. série, estão fazendo leitura e um trabalho.
A oitava série está finalizando os textos, e tivemos aula no dia 04/07 no laboratório de informática para ampliar a pesquisa, logo estarei postando mais fotos, estou sem o programa que faz a postagem.
quarta-feira, junho 29, 2005
Os acontecimentos
O espaço de publicação de meus posts, tem atualmente, se espaçado substancialmente, devido a falta de tempo. Vou escrever como fiz no ultimo post, série e fatos.
5a. série: A criação da peça saltimbancos está indo, caminhando, as crianças agora estão em fase de coreografar as músicas, duas já estão prontas, jumento e gata. Os fantoches de marchê ainda estão secando, e não estão prontos, mas enquanto isso as crianças estudam o texto.
6a. série: Contando histórias do dia-a-dia do pontal, foi uma atividade muito interessante, e todos os alunos gostaram, agora estou trabalhando com as turmas a dança folclórica do Pau de Fita.
7a. série: Encerrado a pesquisa sobre sexualidade, estamos em fase de produção dos textos.
8a. série: Em fase de pesquisa, para produção e elaboração do texto, essa semana, levarei eles para pesquisarem na internet.
Ensino médio: Devido a paralização estadual na rede, não pude continuar o trabalho, e já estou a 3 semanas sem ver os alunos.
5a. série: A criação da peça saltimbancos está indo, caminhando, as crianças agora estão em fase de coreografar as músicas, duas já estão prontas, jumento e gata. Os fantoches de marchê ainda estão secando, e não estão prontos, mas enquanto isso as crianças estudam o texto.
6a. série: Contando histórias do dia-a-dia do pontal, foi uma atividade muito interessante, e todos os alunos gostaram, agora estou trabalhando com as turmas a dança folclórica do Pau de Fita.
7a. série: Encerrado a pesquisa sobre sexualidade, estamos em fase de produção dos textos.
8a. série: Em fase de pesquisa, para produção e elaboração do texto, essa semana, levarei eles para pesquisarem na internet.
Ensino médio: Devido a paralização estadual na rede, não pude continuar o trabalho, e já estou a 3 semanas sem ver os alunos.
sábado, junho 04, 2005
O trabalho e seus entraves.
Faz tempo que não posto por aqui, então o resumo será quase um monólogo. Discriminarei cada série, e os eventos que estão ocorrendo.
Quintas séries: Feito a meia, agora estamos em fase de preparação para escolha dos atores, aqueles que iram interpretar, o biombo que pedi para a diretoria providenciar, onde as crianças iram utilizar para os fantoches já está pronto (estrutura em madeira). As crianças, estão me surpreendendo, com suas capacidades de interpretação e interesse, me emociono, ao lembrar e ver, que está dando certo, esse caminho que nunca trilhei.
Sextas séries: Os alunos apresentaram as Eskétis, e parecem estar gostando da idéia de interpretar e de adaptar/interpretar/criar, apesar de tolhidos a não pensar, estou conseguindo fazer com que pensem, criem, algumas equipes surpreenderam, e outras não foram além do texto e minhas sugestões. É difÃcil recuperar a criatividade, quando essas crianças tem um passado escolar complicado. Nessas horas, os “rebeldesâ€� se superam e mostram e dão o seu recado de rebeldia, não somos incapazes, somos incompreendidos, é isso que posso ler, quando vejo alunos que são chamados de bagunceiros, burros, e incapazes, se superando a cada momento. Fazendo bonito. Como diz um colega meu, a arte é o princÃpio da subversão, do valor a si mesmo.
Sétimas Séries: A pesquisa, sobre sexualidade, foi dividida em temas, e cada tema, está sendo explorado por uma equipe de alunos, fizemos uma plenária, para poder socializar o que cada equipe aprendeu, nessa plenária, todas as equipes explicam e perguntam sobre um tema. O resultado agora, será o texto, a eskéti para o teatro.
Oitavas séries: Estão em fase de pesquisa, em processo parecido com a sétima série, e estão querendo dançar mais. J Dei um tempo pra eles pesquisarem, e to retornando um pouco de dança. Os temas das eskétis que os mesmo iram elaborar, ficou aberto, e delimitado a uma única coisa, que foi opção deles mesmo, solidariedade e paz, sendo assim, os temas foram distribuÃdos para analisar as questões a principio isoladamente: Direito/Jurisdição, Preconceito étnico, escravidão, homossexualidade, exclusão social, violência, drogas. Assim que a pesquisa estiver pronta, estaremos fazendo uma plenária para socializar, nesse tempo, pretendo convidar alguns profissionais das áreas afins para estarem colaborando.
Ensino Médio: Cheguei a triste conclusão, de que será difÃcil estabelecer e criar com eles alguma peça de teatro, sendo assim, eles estarão trabalhando na perspectiva de prazer, jogo, brincadeira, ator, e dando um suporte teórico e manual as crianças do Ensino Fundamental.
Conselho de Classe: Só o que posso dizer, é que chorei. A decepção é muito grande, ver que os alunos são capazes, inteligentes, carentes, e ver que a grande maioria dos colegas ignora isso.
Quintas séries: Feito a meia, agora estamos em fase de preparação para escolha dos atores, aqueles que iram interpretar, o biombo que pedi para a diretoria providenciar, onde as crianças iram utilizar para os fantoches já está pronto (estrutura em madeira). As crianças, estão me surpreendendo, com suas capacidades de interpretação e interesse, me emociono, ao lembrar e ver, que está dando certo, esse caminho que nunca trilhei.
Sextas séries: Os alunos apresentaram as Eskétis, e parecem estar gostando da idéia de interpretar e de adaptar/interpretar/criar, apesar de tolhidos a não pensar, estou conseguindo fazer com que pensem, criem, algumas equipes surpreenderam, e outras não foram além do texto e minhas sugestões. É difÃcil recuperar a criatividade, quando essas crianças tem um passado escolar complicado. Nessas horas, os “rebeldesâ€� se superam e mostram e dão o seu recado de rebeldia, não somos incapazes, somos incompreendidos, é isso que posso ler, quando vejo alunos que são chamados de bagunceiros, burros, e incapazes, se superando a cada momento. Fazendo bonito. Como diz um colega meu, a arte é o princÃpio da subversão, do valor a si mesmo.
Sétimas Séries: A pesquisa, sobre sexualidade, foi dividida em temas, e cada tema, está sendo explorado por uma equipe de alunos, fizemos uma plenária, para poder socializar o que cada equipe aprendeu, nessa plenária, todas as equipes explicam e perguntam sobre um tema. O resultado agora, será o texto, a eskéti para o teatro.
Oitavas séries: Estão em fase de pesquisa, em processo parecido com a sétima série, e estão querendo dançar mais. J Dei um tempo pra eles pesquisarem, e to retornando um pouco de dança. Os temas das eskétis que os mesmo iram elaborar, ficou aberto, e delimitado a uma única coisa, que foi opção deles mesmo, solidariedade e paz, sendo assim, os temas foram distribuÃdos para analisar as questões a principio isoladamente: Direito/Jurisdição, Preconceito étnico, escravidão, homossexualidade, exclusão social, violência, drogas. Assim que a pesquisa estiver pronta, estaremos fazendo uma plenária para socializar, nesse tempo, pretendo convidar alguns profissionais das áreas afins para estarem colaborando.
Ensino Médio: Cheguei a triste conclusão, de que será difÃcil estabelecer e criar com eles alguma peça de teatro, sendo assim, eles estarão trabalhando na perspectiva de prazer, jogo, brincadeira, ator, e dando um suporte teórico e manual as crianças do Ensino Fundamental.
Conselho de Classe: Só o que posso dizer, é que chorei. A decepção é muito grande, ver que os alunos são capazes, inteligentes, carentes, e ver que a grande maioria dos colegas ignora isso.
sábado, maio 14, 2005
Semana Improdutiva
Essa semana, fui vitima de uma infecção intestinal, e por isso não houve produção...
sábado, maio 07, 2005
Trabalho com Fantoches
Esse é o fantoche, dos Saltimbancos, está iniciando a construção, quem fez foram as crianças, usando meia velha, botão, palito de picolé e papelão. Nessa semana, todos os trabalhos correram normalmente. As produções dos alunos da 7a. série estão caminhando, para fazer uma união de esquetes criadas por eles mesmos, a 6a. série também está caminhando e ensaiando, a 8a. série entrou numa fase de retomada dos trabalhos de teatro.
Assinar:
Postagens (Atom)