Esse espaço é reservado para mostrar as experiências realizadas no trabalho educativo do Professor e Pedagogo Sidiney Rodrigues na Escola Estadual Vicente Jose Soares, com alunos do Ensino Fundamental de 5a. a 8a. série e Ensino Médio.
segunda-feira, julho 11, 2005
Férias
Basicamente a 5a. série está criando e ensaiando as coreografias, enquanto os outros 4 alunos estão fazendo o estudo do texto. Os fantoches estão quase prontos.
A 6a. série, está em conjunto com a 7a. série, ensaiando o pau-de-fita, os alunos da 6a. série A, estão com suas aulas normais e aprendendo o escravos de jó, enquanto a outra 6a. trabalha no pau-de-fita. Os outros alunos da 7a. série, estão fazendo leitura e um trabalho.
A oitava série está finalizando os textos, e tivemos aula no dia 04/07 no laboratório de informática para ampliar a pesquisa, logo estarei postando mais fotos, estou sem o programa que faz a postagem.
quarta-feira, junho 29, 2005
Os acontecimentos
5a. série: A criação da peça saltimbancos está indo, caminhando, as crianças agora estão em fase de coreografar as músicas, duas já estão prontas, jumento e gata. Os fantoches de marchê ainda estão secando, e não estão prontos, mas enquanto isso as crianças estudam o texto.
6a. série: Contando histórias do dia-a-dia do pontal, foi uma atividade muito interessante, e todos os alunos gostaram, agora estou trabalhando com as turmas a dança folclórica do Pau de Fita.
7a. série: Encerrado a pesquisa sobre sexualidade, estamos em fase de produção dos textos.
8a. série: Em fase de pesquisa, para produção e elaboração do texto, essa semana, levarei eles para pesquisarem na internet.
Ensino médio: Devido a paralização estadual na rede, não pude continuar o trabalho, e já estou a 3 semanas sem ver os alunos.
sábado, junho 04, 2005
O trabalho e seus entraves.
Quintas séries: Feito a meia, agora estamos em fase de preparação para escolha dos atores, aqueles que iram interpretar, o biombo que pedi para a diretoria providenciar, onde as crianças iram utilizar para os fantoches já está pronto (estrutura em madeira). As crianças, estão me surpreendendo, com suas capacidades de interpretação e interesse, me emociono, ao lembrar e ver, que está dando certo, esse caminho que nunca trilhei.
Sextas séries: Os alunos apresentaram as Eskétis, e parecem estar gostando da idéia de interpretar e de adaptar/interpretar/criar, apesar de tolhidos a não pensar, estou conseguindo fazer com que pensem, criem, algumas equipes surpreenderam, e outras não foram além do texto e minhas sugestões. É difÃcil recuperar a criatividade, quando essas crianças tem um passado escolar complicado. Nessas horas, os “rebeldesâ€� se superam e mostram e dão o seu recado de rebeldia, não somos incapazes, somos incompreendidos, é isso que posso ler, quando vejo alunos que são chamados de bagunceiros, burros, e incapazes, se superando a cada momento. Fazendo bonito. Como diz um colega meu, a arte é o princÃpio da subversão, do valor a si mesmo.
Sétimas Séries: A pesquisa, sobre sexualidade, foi dividida em temas, e cada tema, está sendo explorado por uma equipe de alunos, fizemos uma plenária, para poder socializar o que cada equipe aprendeu, nessa plenária, todas as equipes explicam e perguntam sobre um tema. O resultado agora, será o texto, a eskéti para o teatro.
Oitavas séries: Estão em fase de pesquisa, em processo parecido com a sétima série, e estão querendo dançar mais. J Dei um tempo pra eles pesquisarem, e to retornando um pouco de dança. Os temas das eskétis que os mesmo iram elaborar, ficou aberto, e delimitado a uma única coisa, que foi opção deles mesmo, solidariedade e paz, sendo assim, os temas foram distribuÃdos para analisar as questões a principio isoladamente: Direito/Jurisdição, Preconceito étnico, escravidão, homossexualidade, exclusão social, violência, drogas. Assim que a pesquisa estiver pronta, estaremos fazendo uma plenária para socializar, nesse tempo, pretendo convidar alguns profissionais das áreas afins para estarem colaborando.
Ensino Médio: Cheguei a triste conclusão, de que será difÃcil estabelecer e criar com eles alguma peça de teatro, sendo assim, eles estarão trabalhando na perspectiva de prazer, jogo, brincadeira, ator, e dando um suporte teórico e manual as crianças do Ensino Fundamental.
Conselho de Classe: Só o que posso dizer, é que chorei. A decepção é muito grande, ver que os alunos são capazes, inteligentes, carentes, e ver que a grande maioria dos colegas ignora isso.
sábado, maio 14, 2005
Semana Improdutiva
sábado, maio 07, 2005
Trabalho com Fantoches
terça-feira, abril 26, 2005
Resumo da Semana!
Devido a alguns contratempos, não pude estar atualizando, o resumo semanal anterior, assim, teremos duas semanas para descrever! Infelizmente, estou na luta e esperando o diário escolar, para poder dar continuidade aos trabalhos de teatro, pois preciso corrigir todos os trabalhos, e dar as notas para os alunos. O trabalho de dança está caminhando, e os alunos da 8ª. série, estão fechando a coreografia da música “I Believe in Miracles�, o trabalho com os alunos da 7ª. série, estão novamente em fase de maturação. Os problemas causados pelo feriado, acabam atrasando um pouco o trabalho com os alunos, sendo assim, não há muita novidade. Os alunos da 5ª. série, estão fazendo os fantoches com meias, são os personagens dos Saltimbancos, ainda não podemos parar, para fazer um ensaio com o grupo, e aos poucos eles estão aprendendo a cantar as músicas.
domingo, abril 10, 2005
Este momento inicial, de produção, articulação, repensar, dirigir, escolher a forma do teatro, está começando a tomar forma, as crianças já estão discutindo, figurino, caracterização do personagem, como interpretar, a partir de agora, começo a fazer exercÃcios de interpretação com o grupo. Com amparo do livro, jogos para atores e não atores, de Augusto Boal. As crianças estão completamente ansiosas, e já estão sinalizando como será o personagem, o que será preciso. Com alunos de 6ª. série, que estarão fazendo pequenas peças de teatro, com textos extraÃdos do livro de LÃngua Portuguesa, onde estarão adaptando. Com alunos de 5ª. série, estou combinando com alunos do Ensino Médio, que tocam instrumentos musicais (violão e bateria), para tocarem e auxiliarem na coordenação do trabalho com as crianças. Com a 7ª. série, estamos em fase de elaboração coreográfica da música Shrek’s party, e também de produção da Peça Pluft! O Fantasminha! Os alunos da 8ª. série, ainda não tem definido a peça de teatro, e provavelmente, seja somente uma, pois a maioria dos alunos optaram pela dança. Todos os alunos terminaram a leitura dos livros, e de responder, se estiver com tempo, estarei transcrevendo os melhores trabalhos aqui.
sexta-feira, abril 01, 2005
quinta-feira, março 24, 2005
sábado, março 12, 2005
A semana foi conturbada, ainda não está pronto o horário, o que acaba gerando um certo impasse e adiando alguns planos, a bagunça do horário, acaba gerando uma quebra no planejamento, assim, não houve avanços significativos, a 8ª. série, definiu que estará criando junto com o professor uma coreografia para a música “I Believe in Miraclesâ€� do Barry White, enquanto os alunos de 7ª. série, escolheram a peça de Maria Clara Machado, “Pluft! O fanstasminhaâ€�, a 6ª. série, está em reta final ao trabalho de criação de sÃmbolos, os alunos da 5ª. série, estão providenciando o xérox do livro saltimbancos, que será usando para leitura e interpretação. Os alunos do Ensino Médio, estão recebendo o trabalho para certificação de leitura do livro, que segue abaixo.
Santo Antônio do Pontal.
Escola Estadual Vicente José Soares.
Disciplina: Artes/ Ed. ArtÃstica.
Avaliação de leitura:
Livro:
Autor(es):
�ndice de catalogação sistemática:
1) Faça um pequeno resumo da história: (máximo 5 linhas)
2) Quem é o protagonista da história?
3) Quem é o antagonista da história?
4) Quais são os coadjuvantes?
5) Se o livro possuir uma “moral da história�, qual seria?
6) O texto, possui a possibilidade de ser adaptado e encenado?
( ) sim ( ) se não, porquê?(duas linhas)
E essa semana encerra por aqui, e sem fotos...
sexta-feira, março 04, 2005
Resumo da Semana
Infelizmente, a rotina ainda não está estabelecida na escola, devido a problemas técnicos e administrativos, o que acabam influenciando indiretamente no planejamento. Mas, mesmo com esses contratempos, acredito que estou conseguindo atingir os objetivos propostos. Essa semana, a intenção é primariamente fazer com que os alunos de 7ª. a ao 3º. Ano, leia algum livro de seu gosto. Um pouquinho de bagunça nessa hora, mas nada de assustador coisa comum, alunos ainda não sabem escolher um livro, e estou trabalhando esses detalhes com eles. Com 5ª. e 6ª. série, o trabalho está sendo encaminhado de forma diferente, a 6ª. série, continua com o trabalho de criação com sÃmbolos, e a 5ª. série, está lendo em conjunto com o professor, uma única peça teatral, muito conhecida (Os saltimbancos – Chico Buarque). Os resultados dessa semana foram positivos, e devido aos poucos livros presentes na biblioteca, estou usando um cronograma para tentar respeitar a liberdade de escolha dos livros, ou seja, se eu liberar todos os livros, alguns dos alunos não poderão escolher. Para tentar sanar esse problema, estou trabalhando teoria (textos ao lado. O que é teatro? E o que é Dança). E também socializando as respostas que eles deram, a qual forma um único, de cada sala.