terça-feira, abril 26, 2005

Resumo da Semana!

Devido a alguns contratempos, não pude estar atualizando, o resumo semanal anterior, assim, teremos duas semanas para descrever! Infelizmente, estou na luta e esperando o diário escolar, para poder dar continuidade aos trabalhos de teatro, pois preciso corrigir todos os trabalhos, e dar as notas para os alunos. O trabalho de dança está caminhando, e os alunos da 8ª. série, estão fechando a coreografia da música “I Believe in Miracles�, o trabalho com os alunos da 7ª. série, estão novamente em fase de maturação. Os problemas causados pelo feriado, acabam atrasando um pouco o trabalho com os alunos, sendo assim, não há muita novidade. Os alunos da 5ª. série, estão fazendo os fantoches com meias, são os personagens dos Saltimbancos, ainda não podemos parar, para fazer um ensaio com o grupo, e aos poucos eles estão aprendendo a cantar as músicas.

domingo, abril 10, 2005

Resumo da Semana.

Este momento inicial, de produção, articulação, repensar, dirigir, escolher a forma do teatro, está começando a tomar forma, as crianças já estão discutindo, figurino, caracterização do personagem, como interpretar, a partir de agora, começo a fazer exercícios de interpretação com o grupo. Com amparo do livro, jogos para atores e não atores, de Augusto Boal. As crianças estão completamente ansiosas, e já estão sinalizando como será o personagem, o que será preciso. Com alunos de 6ª. série, que estarão fazendo pequenas peças de teatro, com textos extraídos do livro de Língua Portuguesa, onde estarão adaptando. Com alunos de 5ª. série, estou combinando com alunos do Ensino Médio, que tocam instrumentos musicais (violão e bateria), para tocarem e auxiliarem na coordenação do trabalho com as crianças. Com a 7ª. série, estamos em fase de elaboração coreográfica da música Shrek’s party, e também de produção da Peça Pluft! O Fantasminha! Os alunos da 8ª. série, ainda não tem definido a peça de teatro, e provavelmente, seja somente uma, pois a maioria dos alunos optaram pela dança. Todos os alunos terminaram a leitura dos livros, e de responder, se estiver com tempo, estarei transcrevendo os melhores trabalhos aqui.

sexta-feira, abril 01, 2005


Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Ensaio e Criação de Coreografia/8a. Série. Música: I believe in miracles - Estilo: Jass + street dance.
Hello e Picassa

Atividade de Caracterização dos Personagens/7a. série. Espetáculo: Pluft! O Fantasminha - Maria Clara Machado
Hello e Picassa

quinta-feira, março 24, 2005

sábado, março 12, 2005

Resumo da Semana!

A semana foi conturbada, ainda não está pronto o horário, o que acaba gerando um certo impasse e adiando alguns planos, a bagunça do horário, acaba gerando uma quebra no planejamento, assim, não houve avanços significativos, a 8ª. série, definiu que estará criando junto com o professor uma coreografia para a música “I Believe in Miracles� do Barry White, enquanto os alunos de 7ª. série, escolheram a peça de Maria Clara Machado, “Pluft! O fanstasminha�, a 6ª. série, está em reta final ao trabalho de criação de símbolos, os alunos da 5ª. série, estão providenciando o xérox do livro saltimbancos, que será usando para leitura e interpretação. Os alunos do Ensino Médio, estão recebendo o trabalho para certificação de leitura do livro, que segue abaixo.

Santo Antônio do Pontal.
Escola Estadual Vicente José Soares.
Disciplina: Artes/ Ed. Artística.
Avaliação de leitura:
Livro:
Autor(es):
�ndice de catalogação sistemática:
1) Faça um pequeno resumo da história: (máximo 5 linhas)
2) Quem é o protagonista da história?
3) Quem é o antagonista da história?
4) Quais são os coadjuvantes?
5) Se o livro possuir uma “moral da história�, qual seria?
6) O texto, possui a possibilidade de ser adaptado e encenado?
( ) sim ( ) se não, porquê?(duas linhas)

E essa semana encerra por aqui, e sem fotos...

sexta-feira, março 04, 2005

Resumo da Semana

Devido ao pouco tempo para estar escrevendo! Estarei fazendo um resumo semanal das atividades.
Infelizmente, a rotina ainda não está estabelecida na escola, devido a problemas técnicos e administrativos, o que acabam influenciando indiretamente no planejamento. Mas, mesmo com esses contratempos, acredito que estou conseguindo atingir os objetivos propostos. Essa semana, a intenção é primariamente fazer com que os alunos de 7ª. a ao 3º. Ano, leia algum livro de seu gosto. Um pouquinho de bagunça nessa hora, mas nada de assustador coisa comum, alunos ainda não sabem escolher um livro, e estou trabalhando esses detalhes com eles. Com 5ª. e 6ª. série, o trabalho está sendo encaminhado de forma diferente, a 6ª. série, continua com o trabalho de criação com símbolos, e a 5ª. série, está lendo em conjunto com o professor, uma única peça teatral, muito conhecida (Os saltimbancos – Chico Buarque). Os resultados dessa semana foram positivos, e devido aos poucos livros presentes na biblioteca, estou usando um cronograma para tentar respeitar a liberdade de escolha dos livros, ou seja, se eu liberar todos os livros, alguns dos alunos não poderão escolher. Para tentar sanar esse problema, estou trabalhando teoria (textos ao lado. O que é teatro? E o que é Dança). E também socializando as respostas que eles deram, a qual forma um único, de cada sala.

sábado, fevereiro 26, 2005

Algumas Leituras interessantes! Pra saber mais do Assunto!

Aqui, uma listagem de algumas leituras interessantes

Fanny
Abramovich


O que é teatro! Jiddu Saldanha


Giramundo ! Folclore e Teatro


O teatro na escola!


Um projeto


O teatro educativo

Resumo da Semana!

A semana foi extremamente conturbada, para mim, e para todos, início de ano, é sempre assim. Mas, acredito que as coisas estão andando bem! Basicamente, com 5ª. e 6ª. série, estamos trabalhando a dança dos sinais, onde a 6ª. série está criando os seus símbolos e sua própria coreografia, com movimentos novos, a 5ª. série está também criando sua coreografia, a intenção é que em grupos de 5, eles apresentem para a turma, o que eles criaram. Nessa atividade, o objetivo central, é conhecer as possibilidades do corpo, estabelecer ritmo, e se comunicar e documentar com o corpo (através dos símbolos), as atividades com 7ª. e 8ª. série, estão caminhando em um passo um pouco mais rápido, eles estão ouvindo o CD com as músicas de estilos variados, veja a lista logo abaixo. O ensino médio, estou com um pouquinho de dificuldades, mas nada alarmante, a relação com esses alunos se dá de forma um pouco mais livre, e a espontaneidade dos alunos está sendo um pouco difícil para conseguir, mas o tempo irá amenizar esse problema, enquanto isso, com uso do retroprojetor, tenho lido e discutido com eles sobre a história do teatro e da dança, sobre o que são essas duas expressões artísticas. Ontem, tentei com os alunos do 1º. B, realizar a dança dos símbolos, como uma forma de Relax, mas alguns alunos não tiveram vontade de fazer a brincadeira, pedi a esses alunos, que me passassem uma justificativa, alguns deles se sentiram ofendidos, mas, como poderei melhorar as aulas e fazer atividades que lhes proporcione prazer se não sei do que eles gostam? Sendo assim, resolvi, que essa é uma forma rápida e eficaz pra resolver aquele problema!
Hoje, sabado, tivemos a reunião pedagógica, onde tivemos discussões interessantes, e vejo que o quadro de professores, está muito antenado e com vontade de mudar, pena que o tempo sempre é pouco, para poder ampliar mais os laçoes professorxprofessor, para uma proposta interdisciplinar! Vamos tentar assim mesmo, nas conversas do recreio, e de corredor!
Bem, estou ainda pensando nas atividades da semana que vem, e nas próximas atividades para serem desenvolvidas!

Outra da Reunião!
Hello e Picassa

Mais Reunião!
Hello e Picassa

Reunião módulo II, professores, parada para o Café! 26/02/05
Hello e Picassa

Frustração!

Foi públicado ontem na net, o edital da 1a. chamada do concurso/2004, e para a minha surpresa, tristeza e indignação! As 57 vagas que se apresentaram para o ingresso, as quais eu contava, para mim ingressar, simplesmente sumiram, e eu não tenho vaga para poder escolher e ingressar, frustrante não é? Mas, vejamos, ainda há esperança, o que talvez esteja acontecendo, é que essas vagas serão chamadas posteriormente, e inicialmente eles estejam chamando professores de outra área. Você pode conferir, nos links que coloquei, aqui! Lembre-se, fiz concurso para a 23a. regional, para area 1!

Um grande abraço.. e fico por aqui, com o coração cheio de esperança de que não estou sendo lesado!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005